Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.
1 Timóteo 2.5
Este é o sexto dos sete “Eu sou” de Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).
Jesus tinha acabado de dizer que na casa de seu Pai há muitas moradas. E também que estava indo para casa de seu Pai preparar um lugar para os crentes. Para dar mais segurança a eles, acrescenta: “Eu sou o caminho [para a casa do Pai]”. Para reforçar ainda mais sua unicidade, faz uma declaração terminante: “Ninguém vem ao Pai senão por mim”.
“Eu sou o caminho” é uma repetição reforçada de “Eu sou a porta” (Jo 10.9). Para o pecador arrependido entrar no reino, a trilha, a via, a estrada, o caminho é unicamente Jesus. Os apóstolos tomaram consciência desse fato e anunciavam sem temor e hesitação não haver salvação senão em Jesus (At 4.12). Nos primórdios, a comunidade cristã era conhecida como o Caminho (At 9.2; 19.9; 22.4; 24.22).
Sou do Caminho e estou no Caminho, em direção à casa do Pai!
Retirado de Refeições Diárias Com Jesus (Editora Ultimato, 2010)
